Enquanto fazia pesquisas sobre a Geração Z (nascida entre 1997 e 2012), me deparei com um novo cargo chamado de ZEO. Curiosa do jeito que sou (jornalista, né?), fui entender melhor. Nada mais é do que profissionais que atuam para melhorar a comunicação com esse público.
O QUE É ZEO?
O cargo criado pela empresa VCRP Brasil não tem nada a ver com CEO. Na prática, a pessoa que assume a posição “é responsável por trazer uma versão dinâmica, inovadora e diversa à empresa, representando os ideais da Geração Z”, diz a companhia em post no LinkedIn.
QUAL É A FUNÇÃO?
“Criar um elo de diálogo entre jovens da Geração Z e seus colegas de profissão de outras gerações. Valorizar a pluralidade e a sustentabilidade nas práticas da empresa. Ocupar espaço de troca direto com outros líderes da organização.”
POR QUE IMPORTA?
É cedo para falar se o cargo vai virar tendência. Mas não há de se negar que aGeração Z tem comportamentos totalmente diferentes das gerações passadas.E está causando uma revolução no mercado de trabalho e no mercado de consumo.
Por exemplo, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, a Geração Z pula de emprego a cada três meses, desencadeando o movimento job hopping. É preciso olhar para ela com novos olhos e, talvez, o cargo de ZEO seja uma forma de fazer isso.